segunda-feira, 25 de julho de 2011

QUESTIONÁRIO AOS PROFESSORES - APÊNDICE A

QUESTIONÁRIO AOS PROFESSORES - APÊNDICE A

Apêndice A
- Questionário:
1. Idade:
a. (   ) 18 a 25 anos.
b. (   ) 26 a 30 anos.
c. ( x ) 31 a 35 anos.
d. (   ) 36 a 40 anos.
e. (   ) 41 a 50 anos.
f.  (   )  51 a 60 anos.
g. (   ) acima de 61 anos.    
                       
2. Sexo: (   ) Masculino      ( x  ) Feminino    

3. Atuação Profissional: (  ) Educ. Infantil     ( x ) Ens. Fund. I     (  ) Ens. Fund. II    (   ) Coordenação Pedagógica   (   )Direção Escolar

4. Tempo de serviço na REME:
a.  (  x  ) 1 a 5 anos.
b.  (    ) 6 a 10 anos.
c.   (    ) 11 a 15 anos.
d.  (    ) 16 a 20 anos.
e.  (    ) 21 a 25 anos.
f.    (    ) acima de 26 anos.
 
5. Órgão de Lotação (atual):
a. Escola:Sim
b. Secretaria: (   ) Sim     (   ) Não   
     Caso seja SIM – Qual setor:


6. Motivação inicial que o(a) levou a participar do curso de formação continuada:
  O interesse por ampliar os conhecimentos.
7. Outras motivações que foram agregadas ou surgiram no decorrer do curso:
  A socializacao das experiencias e a inclusao das tecnologias.
8. Quais os pontos significativos do  curso de formação continuada que você participa?
O uso das tecnologias que favorecem melhor adaptacao dos recursos no planejamento das aulas.

9. O curso de formação continuada contribuiu na mudança de suas práticas pedagógicas:
( x  ) Sim    (   ) Não    Em que (caso a resposta tenha sido sim)?
Adapatacao das aulas atraves da lousa digital.
10. A equipe técnica e diretiva da escola oportuniza ao professor colocar em prática o que se aprende/ apreende no curso de formação continuada?
(  x ) Sim   (   ) Não      Em que (caso a resposta tenha sido sim)?
  
11. Numa escala de 5 a 10, qual o seu grau de satisfação em relação a participação no curso de formação? Justifique sua resposta.
(   ) 5    (   ) 6     (   ) 7    ( x ) 8     (   )9     (   )10

12. Quais são as contribuições do curso para o seu bem estar no e com o trabalho?
13. Escolaridade (especificar o tipo de curso)
a. Ensino Superior : Licenciatura Plena e Habilita;ao para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
b. Especialização:Metodologia e Fundamentacao da Educacao Infantil e Series Iniciais.
c. Mestrado:
d. Doutorado:

14. Experiência Profissional
a. Tempo de experiência no Magistério (sala de aula):1 ano e 6 meses
b. Desenvolve  outras atividades fora de sala de aula? Qual(is)? Nao
c. Atividades de Formação Continuada que participou nos últimos dois anos:
 Especializacao e Complementacao para a Educacao Infantil.
d. Tem algum artigo publicado na área de educação? Qual(is)?
nao
15. Adota algum, tipo de registro, sistemático ou não sistemático, de sua atividade como professor(a)?

16. Descreva sua concepção de formação continuada:
A formacao continuada proporciona a ampliacao do conhecimento atraves da troca de experiencias, pois e um momento de reflexao e enriquecimento de praticas e metodos de ensino.
17. O que representa a formação continuada para a sua prática?
A formacao continuada tem sido um ponto de ancoragem para os desafios encontrados em sala de aula, pois permite ao professor a acao/reflexao/acao.
18. Descreva sua concepção de auto formação na vida do(a) professor(a):
O professor que consegue desenvolver seu trabalho baseado nas realidades, desvendando interesses sociais e particulares, dando oportunidades as diversas classes sociais de se desenvolverem e participarem do desenvolvimento da sociedade contribui para a formacao e transformacao da vida.
19. Quais os cursos, leituras e experiências que foram mais significativas para a sua atividade docente?
Experiencias como Conselheira Tutelar, A graduacao, a especializacao e a propria experiencia em sala de aula.
20. Quais os incentivos, motivações que lhe impulsionam a construir o seu processo formativo/ auto formativo?
A busca por justica, igualdade social, inclusao. Incentivar e motivar pensamento critico, conciente e participativo dentro da sociedade.
21. Você enquanto professor aprendente, em permanente processo de formação, como assume o papel de gestor do seu próprio processo de aprendizagem?

22. Como você se atualiza e reflete sobre os saberes e conhecimentos de sua área/disciplina e o modo de ensiná-la?
Atraves de pesquisas, leituras e troca de experiencias.
23. Você acredita que a troca de experiência e a discussão sobre a prática da sala de aula que experimenta estão sendo suficientemente exploradas? Como acontece essa troca de experiência? A troca de experiencias e a discussao sobre a pratica da sala de aula referente ao ano que leciono se da na elaboracao do plano de aula que e feito em conjunto com outros professores.

24. Você considera produtivos (significativos) os momentos de formação continuada vivenciados com o grupo (coletivamente) para seu crescimento pessoal e profissional? Sim

25. Esses momentos de formação continuada favorecem a construção do exercício autônomo e sistemático das relações entre os seus fazeres e saberes? Sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário